O Desenvolvimento Psicossexual

O desenvolvimento Psicossexual


Segundo Freud, o ser humano desenvolve-se através de cinco estádios. Cada estádio representa uma complexa interacção entre o impulso natural para a obtenção de prazer (centrado conforme o estádio numa determinada zona do corpo a que deu o nome de zona erógena) e factores ambientais que influenciam o modo como lidamos com os desejos sexuais ou eróticos.


CARACTERIZAÇÃO DOS CINCO ESTÁDIOS DE DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL:


Ø  Estádio oral (do nascimento aos 12/18 meses):

·         O ser humano nasce com o id, isto é, com um conjunto de pulsões inatas que determinam o comportamento do bebé

·         A zona erógena do bebé, nos primeiros meses de vida, é constituída pelos lábios e pela cavidade bucal. A alimentação é uma grande fonte de satisfação, quando tem fome o bebé chora e fica inquieto, quando é alimentado fica saciado e feliz.

·         O mamar dá grande prazer ao bebé, o chupar o seio é como sua a primeira actividade sexual

Ø  Estádio anal (12/18 meses aos 2/3 anos):

·         A maturação e o desenvolvimento psicomotor vão permitir à criança reter ou   expulsar as fezes e a urina

·         No estádio anal a zona erógena é o anus, região anal e a mucosa intestinal

·         A estimulação desta parte do corpo dá prazer à criança

·         Este período etário corresponde a uma fase em que a criança é mais autónoma, no entanto vive a ambivalência

Ø  Estádio fálico (2/3 aos 5/6 anos):

·         Neste estádio a zona erógena é a região genital, o órgão sexual é a fonte de prazer, sendo comum a sua manipulação

·         As crianças estão interessadas em questões do tipo: como nascem os bebés? Estão atentas às diferenças entre os sexos, às relações entre os pais e às interacções entre homens e mulheres

·         A criança, neste estádio, vai viver o complexo de Édipo e o complexo de Electra

·         A terceira instância do aparelho psíquico, o superego vai agora ser constituído

Ø  Estádio de latência (5/6 à puberdade):

·         O estádio de latência caracteriza-se por uma diminuição da actividade sexual que pode ser total ou parcial

·         A criança pode, nesta fase, de uma forma mais calma e com mais disponibilidade, desenvolver e fazer aprendizagens diversas: escolares, sociais e culturais

·         A vergonha, o pudor, o nojo, a repugnância são sentimentos que contribuem para controlar e reter a libido

Ø  Estádio genital (depois de puberdade):

·         A adolescência vai reactivar uma sexualidade que esteve adormecida durante o período da latência

·         Neste estádio retoma-se algumas problemáticas do estádio fálico, como o complexo de Édipo

·         A puberdade traz novas pulsões sexuais genitais, o mundo relacional do adolescente é alargado a pessoas exteriores à família.