O desenvolvimento Psicossexual
Segundo Freud, o ser humano desenvolve-se através de cinco estádios. Cada estádio representa uma complexa interacção entre o impulso natural para a obtenção de prazer (centrado conforme o estádio numa determinada zona do corpo a que deu o nome de zona erógena) e factores ambientais que influenciam o modo como lidamos com os desejos sexuais ou eróticos.
CARACTERIZAÇÃO DOS CINCO ESTÁDIOS DE DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL:
Ø Estádio oral (do nascimento aos 12/18 meses):
· O ser humano nasce com o id, isto é, com um conjunto de pulsões inatas que determinam o comportamento do bebé
· A zona erógena do bebé, nos primeiros meses de vida, é constituída pelos lábios e pela cavidade bucal. A alimentação é uma grande fonte de satisfação, quando tem fome o bebé chora e fica inquieto, quando é alimentado fica saciado e feliz.
· O mamar dá grande prazer ao bebé, o chupar o seio é como sua a primeira actividade sexual
Ø Estádio anal (12/18 meses aos 2/3 anos):
· A maturação e o desenvolvimento psicomotor vão permitir à criança reter ou expulsar as fezes e a urina
· No estádio anal a zona erógena é o anus, região anal e a mucosa intestinal
· A estimulação desta parte do corpo dá prazer à criança
· Este período etário corresponde a uma fase em que a criança é mais autónoma, no entanto vive a ambivalência
Ø Estádio fálico (2/3 aos 5/6 anos):
· Neste estádio a zona erógena é a região genital, o órgão sexual é a fonte de prazer, sendo comum a sua manipulação
· As crianças estão interessadas em questões do tipo: como nascem os bebés? Estão atentas às diferenças entre os sexos, às relações entre os pais e às interacções entre homens e mulheres
· A criança, neste estádio, vai viver o complexo de Édipo e o complexo de Electra
· A terceira instância do aparelho psíquico, o superego vai agora ser constituído
Ø Estádio de latência (5/6 à puberdade):
· O estádio de latência caracteriza-se por uma diminuição da actividade sexual que pode ser total ou parcial
· A criança pode, nesta fase, de uma forma mais calma e com mais disponibilidade, desenvolver e fazer aprendizagens diversas: escolares, sociais e culturais
· A vergonha, o pudor, o nojo, a repugnância são sentimentos que contribuem para controlar e reter a libido
Ø Estádio genital (depois de puberdade):
· A adolescência vai reactivar uma sexualidade que esteve adormecida durante o período da latência
· Neste estádio retoma-se algumas problemáticas do estádio fálico, como o complexo de Édipo
· A puberdade traz novas pulsões sexuais genitais, o mundo relacional do adolescente é alargado a pessoas exteriores à família.